Como se tornar o candidato top para uma vaga de emprego

Há algum tempo eu publiquei um anúncio para uma vaga de assistente. Recebi vários currículos M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-S! Mas, hoje em dia, até o currículo de um excelente candidato pode se perder num “mar de currículos”. Já não é suficiente ser um candidato qualificado – você tem que achar uma maneira de se DESTACAR, e de forma relevante.

A seguir, algumas técnicas de como conseguir se destacar e garantir a sua vaga de emprego:

1. Faça mais e fale menos

Se existe uma coisa que definitivamente irá impressionar um empregador durante uma entrevista, é ver ali, na hora, uma demonstração do trabalho que ele espera que o candidato faça se for selecionado. De todos os candidatos maravilhosos que eu entrevistei para a vaga de assistente, apenas uma fez isso – e naquele momento eu tive a certeza de que ela seria a minha nova assistente.

O que ela fez que ninguém mais fez?

Simples: ela fez o trabalho em si.

Eu estava precisando de:

  • Alguém que pudesse me ajudar a criar um documento padrão de dever-de-casa pro meu curso.
  • Alguém que pudesse transformar as minhas ideias em instruções passo-a-passo de maneira simples e eficaz.

O que ela fez:

  • Formatou o seu currículo como documento padrão de dever-de-casa.
  • Utilizou a minha ideia de “contratar uma assistente” e transformou em instruções passo-a-passo, de maneira simples e eficaz.

Ou seja, o seu currículo era, em essência, o trabalho que eu estava esperando de uma assistente.

Tacada de gênio da Paulina, não é? E foi assim que eu a contratei na hora.

Não tenha dúvida. A melhor maneira de impressionar um empregador é demonstrar você que sabe fazer o trabalho, e que sabe fazê-lo bem feito:

  • Se estiver se candidatando para um cargo em vendas, ligue para a empresa (ou faça um vídeo –leia o tópico 3) que está contratando e “venda” a ideia de que você é o melhor candidato para essa vaga.
  • Se você é um web designer, crie uma página pra eles.
  • Se você estiver se candidatando a uma vaga de mídia social, crie uma campanha para a empresa.
  • Se você não conseguir pensar numa maneira factível de demonstrar suas habilidades dentro do contexto da vaga, então faça a segunda melhor coisa: mostre um portfólio do trabalho que você já fez (ou exemplos relevantes), e explique como a sua experiência tem tudo a ver com a vaga.

2. Faça da sua referência uma influência

A gente sabe que ter referência é requisito padrão de qualquer processo de entrevista mas, e se você desse um passo a mais nesse caso?

Eu fiquei super impressionada com um candidato que demonstrou proatividade pedindo que suas referências entrassem em contato comigo. No final daquele dia eu já tinha recebido dois emails em seu nome.

Isso não apenas demonstrou que essas referências gostavam dele e estavam dispostas a ajudá-lo, mas também demonstrou iniciativa, e isso o manteve no topo da minha lista. Além disso, eu sou preguiçosa. Qualquer coisa que você possa fazer que venha a facilitar o meu trabalho, melhor.

3. Considere fazer um vídeo

Quando um empregador olha um currículo no papel, ele tem uma visão limitada de quem você realmente é.

Isso é um saco, pois mesmo que você seja um candidato maravilhoso (e eu tenho certeza de que você é), sua super personalidade pode ser descartada antes mesmo da fase de entrevista.

Uma opção para contornar esse dilema é postando um currículo em formato de vídeo.

Dois dos candidatos que aplicaram para a vaga de assistente fizeram currículos em formato de vídeo e eu fiquei super impressionada – não apenas com a experiência deles, mas também com as suas personalidades.  Eu senti que iria me dar bem trabalhando com eles, e os chamei para me ajudar com alguns projetos que estou desenvolvendo.

4. Estude um pouco sobre a empresa –dê uma leve puxada de saco ;)

Não tem coisa pior do que receber currículo de quem só quer um emprego e não tem noção de quem você é ou do que faz. Dê uma pesquisada antes, pessoal –isso é conselho básico, mas super importante. Você não iria a um encontro com “qualquer um”, não é? Daria uma pesquisada antes no Facebook ou Google, não? Então por que o emprego pode ser “qualquer um”?

Primeiro, veja se o trabalho e a empresa têm a ver com você. Em seguida, você tem que mostrar a eles que gostou da empresa e que sabe do que o trabalho se trata. Mas seja franco, afinal de contas existe um motivo pelo qual você realmente quer trabalhar pra eles certo?! (Além do salário… não é?)

Então é isso, essas são as minhas 4 dicas de como se destacar num processo de emprego.

Boa sorte!

Therese Schwenkler...

...é a autora e criadora do site TheUnlost.com, um blog dedicado a ajudar o leitor a encontrar rumo em sua vida, no amor e no trabalho. Com um linguajar despojado e divertido, e com apenas 29 anos, Therese publica artigos com foco no público jovem que até então estava mal servido por sites com dicas chatas e sem valor real. Leia seus artigos ou saiba mais sobre o autor.

Comments

  1. Gostei muito desta publicação e tenho certeza que será de grande ajuda aos candidatos à emprêgos em geral.

  2. Excelente post

Speak Your Mind

Leia o post anterior:
Urbanteka oferece acesso gratuito a vídeo de Marketing Digital e Mídias Sociais

Nós da Urbanteka queremos o seu crescimento pessoal e profissional, e por isso estamos agregando ao nosso conteúdo o primeiro curso Urbanteka online – Marketing Digital e Mídias Sociais. O curso, desenvolvido por Gustavo Loureiro,...

Fechar