Cansado de se sentir cansado?

Cansado de se sentir cansado?

É complicado se sentir cansado o dia inteiro. Eu já tive dias assim, sem a menor energia para fazer as coisas que realmente importavam. Ou melhor, eu já passei anos me sentindo assim.

Quando você se sente cansado, nada parece atrativo, a vida fica sem brilho e você não consegue realizar muitas coisas — muito menos ter energia para mudar a situação.

Hoje em dia eu raramente me sinto assim, mas quando o cansaço bate, eu descanso. A gente tende a ignorar os sinais dados pelo nosso corpo — passamos a vida treinando a mente para fingir que o corpo não está cansado, pois dessa forma poderemos ser mais produtivos.

Mas isso tá errado. Agindo dessa forma, a gente acaba chegando à exaustão completa e a produtividade cai, pois não sobra nenhuma energia. Não ignore o seu corpo. A sua saúde, física e mental, depende disso.

Por que nos sentimos cansados?

Bom, na maioria das vezes nos sentimos cansados porque não descansamos o suficiente. Duh! Isso é óbvio, Leo. Sim, mas se isso é tão óbvio, porque continuamos ignorando este fato?

Os espanhóis são conhecidos por fazerem as siestas, e quando fico cansado, eu também tiro uma soneca no meio da tarde. Isso é um luxo que nem todos podem ter, mas mesmo quando eu tinha um trabalho convencional, arrumava um jeito de encontrar uma sala vazia e tirava uma soneca de 20 minutos.

A verdade é que a gente não descansa o suficiente — como se isso não fosse tão importante quanto o resto: acordar cedo, resolver coisas, ir para várias reuniões, ser sugado pela internet e, é claro, assistir à bendita televisão.

Sacrificamos o descanso em prol de todas essas outras coisas que consideramos mais importantes, e depois ficamos surpresos com a falta de energia, com o cansaço.

E tem mais, se você é como eu, que bebe café na parte da manhã, deve acabar bebendo outra xícara de café algum tempo depois pra se manter energizado. Ou seja, no decorrer do dia, acaba tendo uma crise de abstinência — causadora daquele cansaço que bate na parte da tarde.

A gente também vive num ritmo acelerado, como se a vida fosse uma corrida. No entanto, ela dura muito mais do que uma corrida. Tente ir lá fora e correr por uns dois minutos. Pare, respire por um segundo e comece a correr novamente. Veja por quanto tempo você consegue manter o ritmo — a maioria de nós não consegue por muito tempo. Os nossos dias são como uma série de corridas, e por isso ficamos tão esgotados.

Atenção: Às vezes o cansaço crônico também pode ser sinal de problemas mais sérios. Em atletas, isso pode ser causado por treino excessivo. Para outros, um possível sinal de depressão ou outro problema de saúde. Se o cansaço persistir, recomendo uma visita ao médico.

Como vencer o cansaço e dar o primeiro passo

Minha primeira sugestão é: tire uma soneca. Se você está tão cansado a ponto de não conseguir dar aquele primeiro passo, dormir um pouco não será difícil. Se você não tem como tirar uma soneca, pelo menos tente se desconectar do mundo digital. Computadores e celulares são ferramentas poderosas, mas ficar conectado por muito tempo também cansa.

Desconecte-se, vá lá pra fora, dê uma volta. Cancele um ou dois compromissos se puder. Dê uma esticada, massageie seus ombros, feche os olhos por alguns minutos e respire fundo.

Essas são pequenas coisas que você pode fazer de imediato, e que irão te ajudar a se sentir mais descansado.

Outras soluções

Uma vez dado o primeiro passo, você vai se sentir um pouco mais descansado para dar os passos seguintes:

1. Durma mais à noite. Se você não consegue dormir no mínimo 7 horas, então provavelmente está dormindo muito pouco. Muitas pessoas precisam de 8 horas de sono, e outras até mais do que isso. Deite-se mais cedo — a internet vai sobreviver sem você. Eu gosto de ler antes de dormir (um livro, não um site). É um ritual que me ajuda a pegar no sono. Mas geralmente demora um pouco para que o seu padrão de sono mude.

2. Movimente-se. A gente passa muito tempo sentado na frente do computador, perdendo energia. Levante-se a cada 20-25 minutos e ande de 1 a 5 minutos. Mexa-se da forma que for — flexões, pulando, dançando. Faça o sangue circular.

3. Exercite-se com frequência. É impressionante como até um pouco de exercício o fará se sentir mais energizado no decorrer do dia. Uma sessão pesada de exercício irá te deixar exausto — e neste caso você precisará de descanso — mas sessões mais leves irão te cansar apenas um pouco, e fazer com que, mentalmente, você se sinta incrível.

4. Diminua a cafeína. Se você parar de ingerir cafeína da noite pro dia, você realmente vai ficar sem nenhuma energia. Mas não vai ser tão ruim assim se você  diminuir o café aos poucos, ao mesmo tempo em que faz algumas das atividades mencionadas aqui. E você também não irá mais sentir aquela crise de abstinência à tarde que pode acabar com o resto do seu dia. Se o cansaço persistir por falta de cafeína, tire uma soneca rápida.

5. Seja menos ocupado. Sério, a gente anda muito ocupado ultimamente. Diminua os compromissos, adicione espaço livre entre as coisas, permita-se viver em um ritmo mais leve. Você estará fazendo um grande favor ao seu nível de energia.

6. Foque. A maioria das pessoas é multitarefa, o que na verdade é um malabarismo mental, já que não se pode fazer tudo num só dia. Eu já sou defensor de se fazer uma coisa de cada vez, estando presente por completo durante cada tarefa. Isso transforma tudo, seja um trabalho, uma conversa, ou tarefas de casa, como lavar pratos. Tudo fica menos cansativo, mentalmente, e mais prazeroso de se fazer. A vida fica menos cansativa quando fazemos uma coisa de cada vez.

7. Hidrate-se. A grande maioria das pessoas não sabe que a desidratação é uma das principais causadoras do cansaço. Beba água durante o dia. Você não precisa de 8 copos d’água (também absorvemos água de certas comidas e bebidas), mas tomar mais água não vai te fazer mal. Se você estiver bem hidratado, seu xixi será um amarelo claro (não incolor e definitivamente não amarelo escuro).

8. Refresque-se. Às vezes, uma ducha rápida de água gelada à tarde ou à noite irá te refrescar. Trocar de meias ou de roupa se tiver suado também ajuda. Jogue uma água fria no rosto — você se sentirá novinho em folha.

9. Trabalhe em algo que te dê prazer. Se você fizer algo com paixão, vai estar sempre se sentindo energizado. Do contrário, se não estiver nem aí pro seu trabalho, provavelmente vai viver se arrastando por aí.

10. Trabalhe com pessoas interessantes. Se você trabalhar com pessoas que têm paixão pelo que fazem, você vai se sentir mais entusiasmado com o seu trabalho. É incrível trabalhar em parceria com alguém ou com um grupo de pessoas que ligam de verdade pro que estão fazendo. Se você não tem isso ao seu redor, então procure ter.

11. Aprenda a fluir com a vida. A gente cansa rápido quando nada contra a corrente. Temos que aprender a nadar com a vida, e não contra ela.

foto: lintmachine

Leia também




Leo Babauta...

...é o criador do blog ZenHabits.net, um dos blogs em inglês mais visitados na internet, com mais de 240.000 assinantes e ranqueado pela revista Time como um dos Top 25 Blogs por dois anos seguidos (2009 e 2010). Leia seus artigos ou saiba mais sobre o autor.

Deixe seu comentário

Dê sua opinião

Leia o post anterior:
7 dicas para ficar ligado de manhã sem a ajuda da cafeína
7 dicas para ficar ligado de manhã sem a ajuda da cafeína

Quanto mais lentamente você se energiza pela manhã, mais difícil é para acordar. O que é melhor, passar trinta minutos brigando com o botão soneca do alarme e mais uma...

Fechar