7 dicas para ficar ligado de manhã sem a ajuda da cafeína

Quanto mais lentamente você se energiza pela manhã, mais difícil é para acordar. O que é melhor, passar trinta minutos brigando com o botão soneca do alarme e mais uma hora tentando alcançar seu ritmo normal de funcionamento ou começar seu dia já com energia desde o primeiro minuto?

Eu tenho o hábito de acordar às 5:30 toda manhã. Alguns leitores perguntaram como eu lido com a sonolência inicial que costuma existir quando se acorda tão cedo. Como não sou daquelas pessoas que acordam cedo naturalmente (eu poderia tranquilamente dormir até meio dia), me livrar da preguiça matinal não foi fácil. No entanto, através de algumas das dicas que descreverei abaixo, você conseguirá se sentir mais alerta nas primeiras horas do seu dia sem ter que engolir um litro de café pra isso.

Por que não usar a cafeína?

Eu nunca bebo café, e raramente bebo chás que contêm cafeína. Apesar da cafeína servir como uma solução temporária para a sonolência, não acredito que seja a melhor solução. Eu notei que a cafeína oferece sim mais energia, mas também causa efeitos colaterais:

  • Queda de energia pós-cafeína
  • Sono desregulado
  • Vício
  • Crises de abstinência
  • Dificuldade de foco (apesar de alguns estudos sugerirem o oposto)

É difícil dizer se a cafeína é uma droga milagrosa ou um veneno. No entanto, já que existem todos esses efeitos colaterais, se é possível ficar alerta de manhã sem o uso de estimulantes artificiais, pra que ingerir cafeína?

Como ter manhãs mais energéticas

Aqui estão algumas dicas úteis para reduzir o período de transição entre estar dormindo e totalmente acordado. Além de poupar tempo, esse processo também faz com que se levantar da cama seja algo mais fácil.

1. Luz. O relógio natural do seu corpo está conectado à quantidade de luz do ambiente. Ligue todas as luzes do seu quarto assim que você acordar. Usar lâmpadas bem fortes pode ajudar seu corpo a entender que está na hora de sair da cama.

2. Exercício. Inclua uma atividade física bem no início do seu dia. No verão, eu dou uma rápida corrida, o que é excelente para espantar qualquer sonolência. Se você estiver em um lugar com temperaturas mais frias, considere fazer algumas flexões no seu quarto. O exercício acelera os batimentos cardíacos e nos tira daquele estado groggy.

3. A regra dos 10 minutos. Se você quer tornar seu horário de acordar consistente, pratique a regra dos 10 minutos. Você se compromete em ficar acordado por no mínimo 10 minutos, que depois desse tempo a tentação de voltar pra cama geralmente já terá ido embora.

4. Trabalho ativo. Inicie seu dia com um trabalho que use a mente. Atividades criativas, como escrever, desenhar, programar ou projetar funcionam melhor do que atividades passivas, como ler. Ao focar sua mente logo cedo, você consegue permanecer focado e colocar o sono de lado.

5. Não pule o café da manhã. Acorde cedo o suficiente para ter tempo de comer algo. Pular refeições deixa o seu metabolismo desbalanceado, fazendo com que você acumule gordura e perca energia. Pular o café da manhã também significa que o nível de açúcar no seu sangue vai estar baixo e o de energia também.

6. Comprometa-se com horários. A solução óbvia para combater sonolência é dormir mais durante a noite. Dormir pouco durante a semana na esperança de recuperar o sono perdido no final de semana é uma péssima estratégia. Ao invés disso, agilize seu trabalho na parte da manhã para conseguir dormir as 6-8 horas de que você precisa toda noite.

7. Aumente o volume. Escutar música e livros em áudio é uma ótima ajuda para me manter acordado durante a manhã. Melhor ainda, se você tiver um livro em áudio do seu palestrante preferido, aproveite para se encher de motivação logo no início do dia.

foto: wakingphotolife:

Leia também

Scott H Young...

...já escreveu mais de 950 artigos dedicados a uma simples ideia: como levar uma vida mais produtiva. Em seu blog, ele oferece dicas de como dobrar sua capacidade de leitura, aprender mais estudando menos, superar a procrastinação ou simplesmente entender melhor as pessoas- e a si próprio. Leia seus artigos ou saiba mais sobre o autor.

Comments

  1. Interessante, não aguento mais acordar cedo.

  2. Muito bom

  3. primeira coisa já de cara não funciono , mais não é cupa sua talvez fiz alguma coisa de errado não sei mais é que eu durmo todas as noites cedo e quando acordo tenho muita priquisa e queria sua ajuda queria uma resposta por que isso ta tirando minha vontade de estuda aliais meu nome é larissa tenho 13 anos to na 7 serie e preciso da sua ajuda

Speak Your Mind

Leia o post anterior:
3 regras simples para tomar decisões bem tomadas

Qual a melhor maneira de evitar arrependimento em relação a decisões que já foram tomadas? Eu sei que existem vários conselhos sobre o tema espalhados por aí, principalmente na web,...

Fechar