Hábitos e a visão de longo prazo

Se você não está satisfeito com a vida que leva hoje, e ainda assim continua a praticar os mesmos hábitos que te trouxeram até aqui, no ano que vem você continuará insatisfeito, provavelmente até mais do que se sente hoje.

Muitos hábitos podem passar uma sensação de satisfação no momento em que são praticados, mas eles não possuem um impacto positivo de longo prazo em sua vida. Eles são prazeres temporários ou fugas, mas nada além disso. Esses hábitos tendem a se perpetuar automaticamente, mas quanto mais consciente e racional você se torna, maior clareza terá sobre a importância de substituir esses hábitos com objetivos de curto prazo por hábitos melhores.

Quando eu tinha vinte e poucos anos, conseguia passar 18 horas seguidas jogando videogame, um hábito que eu curtia muito, mas que não produziu impacto de longo prazo algum em minha vida (a não ser ter me tornando um jogador melhor). Ao substituir esse hábito pelo de ler e escrever, acabei deixando de jogar centenas de jogos, o que me permitiu ler mais de mil livros, e escrever mais de mil artigos, além de um livro. Me sinto bem por ter feito essa troca.

Pense com cuidado sobre o impacto de longo prazo dos seus hábitos atuais, pois são eles que te levarão por um caminho cada vez mais satisfatório ou decepcionante.

Um pequeno ajuste de direção hoje pode fazer uma grande diferença nos próximos 10 ou 20 anos. Isso pode parecer muito tempo esperando pelas “recompensas”, mas esse tempo vai passar de qualquer forma e, um dia, você irá se olhar com gratidão por sua sabedoria… ou talvez com desgosto por não ter tido visão.

Com frequência, eu penso nas decisões que tomei quando tinha meus vinte e poucos anos, e fico grato por, naquela época, ter me preocupado em como elas iriam me afetar no futuro. Espero que, aos 60 anos, eu possa olhar com a mesma gratidão para as decisões feitas por mim nos meus 40 anos.

Pense em você daqui a 20 anos, se lembrando dos hábitos que tem hoje e do impacto acumulado desses hábitos durante as últimas décadas. Quais desse hábitos você ficaria grato por ter tido, e quais você irá implorar ao seu eu do passado para mudar?


foto: Ben Clinch

Leia também

Steve Pavlina...

...é considerado o blogueiro internacional mais bem-sucedido e popular na área de desenvolvimento pessoal, com leitores em mais de 150 países. Por mês, seu site atrai mais de 2 milhões de pessoas - e isso sem propaganda, apenas no boca-a-boca. Leia seus artigos ou saiba mais sobre o autor.

Comments

  1. Os artigos são fantásticos! Obrigado por me ajudar a melhorar minha vida. De verdade.

Speak Your Mind

Leia o post anterior:
Encontre o propósito de sua vida em menos de um minuto

“Pqp!” Foi o que eu pensei assim que saí da reunião. “Acho que acabei de largar o meu emprego.” Na semana anterior eu não tinha ideia de que estaria fazendo...

Fechar