Quanto mais difícil, melhor

Algumas metas podem ser bem mais difíceis de se alcançar do que imaginamos em princípio. Talvez você já tenha tentado as abordagens mais fáceis e óbvias, mas a meta continua distante.

Às vezes é preciso falhar algumas centenas de vezes para encontrar uma abordagem que funcione perfeitamente. Não desista só por que as suas 20 primeiras tentativas falharam. Você já pode ter percorrido 10% do caminho que vai te levar a uma ótima solução.

Para você, isso soa promissor ou desanimador?

Se você só quiser saber do resultado final e tentar ignorar as dificuldades envolvidas no processo, provavelmente vai desistir bem antes de alcançar os primeiros 10%.

Para projetos mais difíceis, é importante encontrar uma forma de se apaixonar pela ralação diária, pois pode ser que você precise tentar umas cem vezes até conseguir finalizá-los. Não necessariamente porque vai exigir várias tentativas, mas sim porque você precisa de toda a experiência que vai ganhar no processo para se tornar bom o suficiente e ter sucesso.

O trabalho pode ser difícil, mas você gosta dele mesmo assim? Você consegue gostar do trabalho não apesar da dificuldade, mas sim justamente por causa da dificuldade? Você consegue ver algo super difícil de se fazer e dizer, “Adoro que você seja desafiador, porque só o fato de tentar realizá-lo já me torna mais forte”?

Você não vai conquistar muitas coisas na vida caso se recuse a se apaixonar pela ralação.

Pare de tentar tornar tudo na sua vida mais fácil. Aprenda a cultivar uma determinação tenaz a fim de conquistar metas justamente porque elas são extremamente difíceis. Pois se uma meta não é difícil, ela provavelmente está em um nível abaixo do seu.

Ao aprender a gostar da dificuldade, você reduz a resistência a metas que costuma associar ao trabalho árduo. Isso coloca várias novas opções ao seu alcance. Rotular algo como “difícil demais” como se a dificuldade fosse algo indesejado é o mesmo que dizer, “Não estou pronto para realizar este meu desejo.”

Elimine sua resistência à dificuldade e você perceberá, com certa ironia, que talvez essa resistência fosse a única coisa separando você da sua meta, e não as dificuldades em si.

Por isso, quanto mais difícil, melhor.


foto: Marco Gomes

Leia também

Steve Pavlina...

...é considerado o blogueiro internacional mais bem-sucedido e popular na área de desenvolvimento pessoal, com leitores em mais de 150 países. Por mês, seu site atrai mais de 2 milhões de pessoas - e isso sem propaganda, apenas no boca-a-boca. Leia seus artigos ou saiba mais sobre o autor.

Comments

  1. Muito legal o texto! Expecialmente a parte de eliminar a resistência, pois como diz Jung, aquilo que você resiste, persiste.

Speak Your Mind

Leia o post anterior:
Os 8 hábitos para uma vida saudável

Eu não tenho seguro de saúde, então preciso investir em me manter saudável. Tem coisa que a gente não tem como controlar, como idade e doenças hereditárias. Mas temos controle...

Fechar