Como se livrar de presentes materiais e levar uma vida com mais significado

Nossa cultura valoriza o ato de presentear, enfatizando, e muito, o ato de dar itens físicos aos outros como demonstração de carinho. Parece besteira escrever isso, mas é a dura realidade. Ok, estamos acostumados a dar presentes a outras pessoas para demonstrar que nos importamos com elas. Mas será que esses presentes tão materiais são realmente a melhor pedida para demonstrar o que sentimos?

No seu aniversário, várias pessoas lhe dão presentes, demonstrando que gostam de você. E nos demais dias do ano, quando ninguém lhe dá presentes, isso quer dizer que ninguém se importa? Por que presentear somente em datas comemorativas? A verdade é que qualquer dia é um bom dia para demonstrar que você se importa com alguém.

A maneira minimalista de presentear

Minimalistas tendem a preferir uma experiência a um objeto. Por isso, para nós, faz muito mais sentido dar a uma pessoa querida um ingresso para um show do que uma gravata ou algo para a cozinha. Nós não compramos presentes; damos experiências, o que leva a relações mais fortes e uma vida com mais significado.

Ideias de presentes minimalistas

Eis algumas experiências que adoramos dar como “presentes”:

  • Ingressos para shows, cinema ou evento especial
  • Um belo jantar feito em casa
  • Comer num bom restaurante
  • Passear em algum lugar sem fazer planos
  • Dar um depoimento legal sobre a pessoa
  • Uma massagem
  • Nossa atenção completa
  • Nosso tempo

Isso são coisas que podemos fazer com as pessoas. São experiências que demonstram que nos importamos com elas.

Quando presentear

O pior momento para se dar um presente é no aniversário de alguém ou em datas comemorativas. Há uma expectativa para se presentear nesses dias, algo difícil de atingir.

O melhor momento para se dar um presente é hoje, neste exato momento, sem motivo especial.

Presentear alguém com uma experiência é dizer, “Eu me importo com você”, “Eu amo você”, “Você é importante pra mim”, ou então “Obrigado por fazer parte da minha vida”. Nossas ações devem estar de acordo com nossos sentimentos, e dar um presente hoje demonstra que todo dia é uma ocasião especial, e que as pessoas na sua vida são tão importantes hoje quanto em qualquer momento de celebração.

A maneira minimalista de receber presentes

Minimalistas geralmente não aceitam presentes materiais dos outros. Às vezes é difícil fazer com que as pessoas entendam essa ruptura cultural. A melhor maneira de abordar esse conceito, de não receber presentes, é ser proativo. Nós deixamos claro para nossos amigos e familiares que não precisamos de mais nada material, e que se quiserem nos dar presentes, que sejam experiências que vamos curtir. Preferimos que eles celebrem nossas vidas passando tempo conosco ao invés de nos dando coisas.

O que um minimalista faz com presentes que já possui?

A maioria das pessoas não quer deixar ninguém irritado ou ofendido, e os minimalistas não são diferentes. Nos preocupamos com o que vão pensar da gente, só que não ao ponto de deixar que as opiniões dos outros guiem nossas vidas.

A verdade é que precisamos nos livrar dos presentes. A boa notícia é que a maioria das pessoas não vai nem notar, ou não vai se importar. Mas é claro que algumas pessoas podem ficar ofendidas, o que é normal.

Quando eu (Joshua) larguei meu emprego corporativo, algumas pessoas se ofenderam. Quando parei de checar meus e-mails todos os dias, algumas pessoas se ofenderam. Quando eu disse “não” para certos compromissos, algumas pessoas se ofenderam. Quando eu parei de usar relógio, algumas pessoas se ofenderam. Quando passei um ano sem comprar nada, algumas pessoas se ofenderam. Quando eu dei um basta em relacionamentos negativos, algumas pessoas se ofenderam.

E mesmo agora: quando eu não sigo todo mundo no Twitter, algumas pessoas se ofendem. Quando eu não respondo a todos os comentários no nosso site, algumas pessoas se ofendem. Quando eu recuso algumas solicitações, algumas pessoas se ofendem.

Então livre-se das coisas que não estão agregando valor à sua vida. Doe, venda ou jogue no lixo. Livre-se disso para que você possa focar no que realmente importa. A maioria das pessoas nem vai notar, principalmente as que se importam com você.

Resumindo

Não compre presentes, dê experiências. Não espere por datas especiais para demonstrar que você se importa com alguém. Torne pública sua decisão de não aceitar presentes materiais. Livre-se dos presentes que não agregam valor à sua vida. Tudo isso lhe permitirá estreitar relações com as pessoas que são importantes pra você e levar a uma vida com mais significado.

Gostou do texto? Envie-o de presente a alguém com quem você se importa.

Leia também

Os Minimalistas...

...são Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, que escrevem artigos sobre como ter uma vida mais completa e feliz possuindo menos coisas. Em 2010, criaram o site TheMinimalists.com, que hoje já conta com mais de 100.000 seguidores. Leia seus artigos ou saiba mais sobre o autor.

Speak Your Mind

Leia o post anterior:
Assuma o controle da sua procrastinação e use-a para alcançar objetivos

Nenhum sistema de gerenciamento de tempo é eficiente se não diz o que você deve fazer às 9h da manhã de segunda-feira. Suponha que você tenha uma lista enorme de...

Fechar