Conheça 10 benefícios de acordar cedo e aprenda a criar este hábito

Ok, se você troca o dia pela noite e isso funciona pra você, ótimo. Não há motivos pra mudar, principalmente se você é feliz assim. Mas pra mim, conseguir  me tornar aquele cara que se levanta cedo (sim, é possível) foi uma bênção. Isso me ajudou sob tantos aspectos que eu nunca pensaria em voltar atrás.

Veja as vantagens de acordar cedo

  1. Saúde o dia. Eu adoro me levantar e saudar um novo dia maravilhoso. Sugiro criar um ritual matinal onde você possa agradecer por todas as suas bênçãos. Eu me inspiro no Dalai Lama, que disse, “Todos os dias, quando acordar pense, hoje eu sou abençoado por acordar, por estar vivo e ter uma vida preciosa, e não vou desperdiçá-la. Usarei toda a minha energia para crescer, para estender meu amor aos outros, me tornar um ser iluminado em benefício de todos os seres, terei pensamentos bons a respeito das outras pessoas, não sentirei raiva ou pensarei mal a respeito delas, e eu as beneficiarei o máximo que puder.
  2. Ótimo começo. Eu costumava começar o dia pulando da cama, atrasado, pra variar, correndo pra me arrumar e arrumar os meus filhos, depois corria pra deixá-los na escola e estava sempre atrasado pro trabalho. Chegava no escritório todo amarrotado, com sono, de mal humor e sempre por último. Definitivamente, não é a melhor maneira de se começar o dia. Agora eu tenho uma rotina matinal renovadora. Antes das oito da manhã eu já fiz várias coisas, meus filhos chegam cedo na escola, eu chego cedo no trabalho, e ainda adianto o meu serviço. Na minha experiência, não há forma melhor de se começar o dia do que acordando cedo.
  3. Quietude. Nada de filhos gritando, bebês chorando, barulho de bola quicando, carros e nem de televisão. As primeiras horas da manhã são tão calmas, tão silenciosas. É minha hora favorita do dia. Eu gosto muito desse momento de paz, desse tempo só pra mim, quando posso pensar, ler, respirar.
  4. Nascer do sol. Quem acorda tarde perde um dos mais belos acontecimentos da natureza, que se repete em “alta-definição” todos os dias — o nascer do sol.
  5. Café da manhã. Acorde cedo e você terá tempo pra tomar café da manhã com calma. Ouvi dizer que é a refeição mais importante do dia. Sem café da manhã, seu organismo funciona à base de vento, até que você fica tão faminto na hora do almoço que acaba comendo qualquer porcaria que encontrar pela frente, cheia de gordura e açúcar. Tome café da manhã e você ficará saciado até mais tarde. Além do que, tomar minha xícara de café enquanto leio um livro é muito mais prazeroso do que engolir alguma coisa no caminho pro trabalho, ou na mesa do escritório.
  6. Exercícios. Claro que existem outras horas pra se exercitar além da manhã. No entanto, descobri que, apesar de depois do trabalho também ser uma boa hora, é muito mais fácil de cancelar caso alguma outra coisa apareça. Exercícios matinais praticamente nunca precisam ser cancelados.
  7. Produtividade. Pelo menos pra mim, a parte da manhã é o período mais produtivo do dia. Eu gosto de escrever um pouco antes de checar meus e-mails e o meu blog, já que não há distrações. Meu trabalho rende mais na parte da manhã — o que me dá mais tempo à tarde pra passar com a minha família.
  8. Metas. Você tem metas? Se não tem, deveria. Não tem hora melhor do que no início do dia pra planejar, revisar e executar as tarefas que te ajudarão a atingir suas metas. Pense numa meta que deseje atingir esta semana, e todas as manhãs decida o que pode fazer hoje para chegar mais próximo dessa meta — se possível, faça essa coisa antes de qualquer outra, assim que acordar.
  9. Trânsito. Ninguém gosta da hora do rush. Vá cedo pro trabalho e o tráfego será bem mais tranquilo — você não se atrasa e ainda economiza tempo. Se puder, vá de bicicleta. Ou melhor ainda, trabalhe de casa.
  10. Compromissos. Se você acordar cedo, vai achar mais fácil chegar a tempo nos compromissos da parte da manhã. Se atrasar, pode causar uma má impressão, enquanto que chegar mais cedo ou no horário é sempre bem visto. Além disso, você acaba tendo mais tempo pra se preparar, se for o caso.

Como fazer para acordar cedo

  • Não faça mudanças drásticas. Comece devagar, acordando apenas 15 ou 30 minutos mais cedo do que de costume. Passe alguns dias se acostumando com o novo horário e depois reduza mais 15 minutos. Faça isso gradativamente até atingir o horário desejado.
  • Se permita ir dormir mais cedo. Você deve estar acostumado a ficar acordado até tarde, assistindo TV, ou na Internet. Mas continuar com esse hábito ao mesmo tempo em que tenta criar o hábito de acordar mais cedo não vai dar certo. Em algum momento você vai perder o ritmo, passar da hora de acordar e aí terá que começar tudo de novo. Sugiro ir pra cama mais cedo, mesmo que você ache que não vai conseguir dormir, e ler alguma coisa enquanto estiver deitado. Se você estiver muito cansado, vai cair no sono mais cedo do que imagina.
  • Coloque o despertador longe da cama. Se ele ficar do lado da cama, você vai apenas desligá-lo ou ativar a função soneca. Nunca ative o modo soneca. Se o despertador estiver longe da sua cama, você vai ter que levantar pra desligá-lo. Quando fizer isso, já terá levantado. Agora você só tem que permanecer de pé.
  • Saia do quarto logo após desligar o despertador. Não se permita pensar em voltar pra cama. Simplesmente se force a sair do quarto. Meu hábito é ir cambaleando até o banheiro pra fazer xixi, dar descarga, lavar as mãos e olhar a minha cara feia no espelho. Pronto, já estou acordado o suficiente para encarar o dia.
  • Não racionalize. Se você permitir que seu cérebro te convença a não acordar cedo, você nunca vai conseguir fazer isso. Não deixe que voltar pra cama seja uma opção.
  • Tenha um bom motivo. Estabeleça alguma coisa pra fazer de manhã que seja importante. Este motivo te estimulará a levantar cedo. Eu gosto de escrever pela manhã, então esse é o meu bom motivo para me levantar.
  • Faça com que acordar cedo seja uma recompensa. Sim, no início pode parecer que você está se forçando a fazer algo difícil, mas se tornar isso algo prazeroso, logo você estará ansioso pra acordar cedo. Uma boa recompensa é fazer uma xícara de café ou chá e ler um livro. Outras recompensas podem ser fazer uma refeição deliciosa pro café da manhã, assistir ao nascer do sol, ou então meditar. Ache algo que seja prazeroso pra você e se permita fazer isso como parte da sua rotina matinal.
  • Tire vantagem de todo o tempo extra. Não acorde uma ou duas horas mais cedo apenas pra ler seus e-mails, a não ser que isso seja uma meta importante. Não levante cedo e desperdice esse tempo extra. Dê uma alavancada no seu dia! Eu gosto de utilizar esse tempo pra preparar o lanche dos meus filhos e planejar o resto do meu dia. Quando dá 6:30 da manhã, eu já fiz mais do que muita gente faz num dia inteiro.


foto: capn madd matt

Leia também

Leo Babauta...

...é o criador do blog ZenHabits.net, um dos blogs em inglês mais visitados na internet, com mais de 240.000 assinantes e ranqueado pela revista Time como um dos Top 25 Blogs por dois anos seguidos (2009 e 2010). Leia seus artigos ou saiba mais sobre o autor.

Speak Your Mind

Leia o post anterior:
Como se apaixonar pela procrastinação

Muitos especialistas em gerenciamento de tempo classificam a procrastinação como algo puramente negativo, como um "ladrão de tempo". Mas a procrastinação nem sempre deve ser classificada como uma experiência negativa....

Fechar