Guia para criar hábitos: fio dental

Durante muitos anos eu raramente usei fio dental, e como resultado tive alguns problemas dentários nada agradáveis. Eu sempre soube que deveria passar fio dental, mas nunca consegui fazer disso um hábito duradouro.

Criar o hábito de passar fio dental é uma vitória recente e, já que muita gente me pergunta sobre o assunto, decidi compartilhar o que deu certo pra mim.

Pra começar, deixo claro que não sou um especialista no ato de passar fio dental, mas sei uma coisa ou outra sobre a criação desse hábito, e é nisso que vamos focar aqui.

Eu sei que passar fio dental pode melhorar e muito sua saúde bucal. Se você não tem usado fio dental, é provável que tenha algum tipo de infecção na gengiva, o que pode causar um pouco de sangramento, desagradável mas não doloroso, ao passar o fio dental. Isso é normal, e o sangramento para após alguns dias de uso (pelo menos comigo foi assim).

É impressionante como você sente seus dentes mais limpos. Sua ida ao dentista (se você não tem ido regularmente, deveria), tambem será bem mais agradavel e menos dolorosa.

Como criar este hábito

Esses são os passos que deram certo pra mim:

  1. Escolha um desencadeador. Para que um hábito se torne automático, ele precisa de algo que possa desencadeá-lo, algo que já faça parte da sua rotina diária. Por exemplo, escovar os dentes todas as manhãs pode ser o evento associado que desencadeará este hábito. Um exemplo melhor seria o exato momento em que você vai pegar a escova de dentes. Passe o fio dental nessa hora, antes de escovar os dentes, e escove-os em seguida.
  2. Tenha um lembrete visual. O segredo é fazer o novo hábito seguido do que o desencadeou, mas é fácil se esquecer no início. Então deixe o fio dental do lado da sua escova de dentes, como lembrete visual. Você também pode colocar um lembrete no espelho do banheiro, pra ter certeza de que não vai se esquecer.
  3. Passe o fio dental em apenas um dente. Esse método é antigo, mas funciona. Comece seu hábito passando o fio dental em apenas um dente. É fácil e rápido. Não tem desculpa. A princípio, você vai se sentir meio ridículo passando o fio dental em apenas um dente, mas insista. No segundo dia, passe em dois dentes e vá aumentando a cada 2 ou 3 dias, até que esteja passando  o fio dental em todos os dentes. Claro que não adianta muito passar fio dental em apenas 3 dentes, mas o ponto mais importante aqui não é esse, mas sim a criação de um hábito duradouro.
  4. Foque na satisfação. Muita gente deixa de passar fio dental por achar difícil, chato ou desagradável, mas não precisa ser assim. Passar fio dental é uma atividade prazerosa se você se permitir estar presente e pensar no quanto seus dentes estão ficando mais limpos e saudáveis. Eu adoro a sensação de dentes limpos.
  5. Marque no seu calendário. Sempre que passar fio dental, marque no seu calendário com um grande “X”. Tente conectar o máximo de “X” possível, formando uma longa corrente, e considere-se vitorioso. Não quebre a corrente até que o hábito esteja de fato criado. Este é o segredo de Jerry Seinfeld — comediante americano e idealizador do seriado “Seinfeld”. Ele fazia correntes de “X” em um calendário anual para se motivar a escrever piadas todos os dias.

E isso é tudo o que é preciso. Concentre-se nesse hábito por algumas semanas, ou um mês, e você terá criado, com sucesso, o hábito de passar fio dental.


foto: rofi

Leia também

Leo Babauta...

...é o criador do blog ZenHabits.net, um dos blogs em inglês mais visitados na internet, com mais de 240.000 assinantes e ranqueado pela revista Time como um dos Top 25 Blogs por dois anos seguidos (2009 e 2010). Leia seus artigos ou saiba mais sobre o autor.

Comments

  1. Muito bom, gostei !!

  2. A postagem é antiga mas devo repassar o que minha dentista disse. Não se passa fio dental antes da escovação pois a escova joga pra dentro da gengiva a sujeira que estava nos dentes, ou seja, o seu trabalho de passar o fio dental não adianta de nada. O certo é passar o fio dental após a escovação.

Speak Your Mind

Leia o post anterior:
Por que eu não tenho uma televisão

Hein? Você não tem uma TV?! Por quê? Essa é uma pergunta que me fazem com frequência. E a resposta é simples: porque eu iria passar muito tempo assistindo televisão....

Fechar