As três etapas para a felicidade

Hoje eu vou compartilhar um segredo bem simples, mas que pode tornar o seu dia melhor agora mesmo. Se você está meio desanimado, prepare-se para ter um dia feliz.

É algo que eu mesmo venho experimentando e obtendo ótimos resultados.

São três etapas que qualquer um pode seguir e repetir várias vezes ao dia. Começa com uma suposição básica: que todos nós somos seres humanos com a capacidade de fazer o bem, amar, causar dor, partir corações e se apaixonar. Que todos nós temos dias ruins, e que apesar do cansaço do dia-a-dia, no fundo, estamos todos à procura do amor.

Essa estratégia é baseada na minha observação de que tendemos a julgar e nos irritar com o outro sem motivo algum, além de não lhe darmos o valor devido. A gente espera que todos nos façam felizes ou pelo menos se comportem da maneira que gostaríamos; e se isso não acontece, estraga o nosso dia. Isso é loucura. As pessoas estão vivendo suas próprias vidas, sem se preocupar em satisfazer nossas vontades ou agir de acordo com nossas expectativas. Assim que aceitarmos esse fato, aí sim, seremos felizes.

Essas três etapas podem parecer bobas pra alguns de vocês, mas experimente, nem que seja só por um dia, ou até mesmo uma hora. Elas funcionam de verdade.

1. Pense “Eu te amo e sou grato por você” para cada pessoa que encontrar hoje. Talvez isso pareça meio bobo, mas funciona. Sério mesmo, experimente. Olhe para cada pessoa que você encontrar hoje e pense (como se estivesse falando diretamente com ela), “Eu te amo e sou grato por você”. Pense com vontade – seja sincero! Repita esse pensamento até mesmo para aquelas pessoas que você encontrar no elevador, na rua, no trânsito (mesmo que você as veja apenas por um segundo e de longe).

2. Sorria para essa pessoa e olhe-a nos olhos. Muitos de nós não têm o costume de olhar os outros nos olhos, evitando contato. Mas, olhar alguém nos olhos é reconhecer sua existência, sua humanidade, e criar uma conexão. Sorrir ajuda a transmitir sua felicidade para os outros. Claro que não dá pra fazer isso com alguém longe de você ou no meio do trânsito, mas quando puder, ponha essa etapa em prática.

3. Caso se sinta confortável, diga em voz alta para a pessoa. “Eu te amo e sou grato por você”. Provavelmente, só dirá isso para quem tem intimidade (embora os mais corajosos possam dizer isso pra estranhos!). Se não se sentir confortável com isso, use atitudes ao invés de palavras. Dar um simples abraço, fazer algo bacana, passar um tempo com essa pessoa tratando-a bem, fazer um favor sem esperar nada em troca ou apenas ser atencioso. Claro que não dá pra executar essa etapa com todas as pessoas que você encontra, mas quanto mais você conseguir, melhor.


foto: graziedavvero

Leia também

Leo Babauta...

...é o criador do blog ZenHabits.net, um dos blogs em inglês mais visitados na internet, com mais de 240.000 assinantes e ranqueado pela revista Time como um dos Top 25 Blogs por dois anos seguidos (2009 e 2010). Leia seus artigos ou saiba mais sobre o autor.

Comments

  1. V ou começar a colocar em prática esses conselhos agora mesmo !

Speak Your Mind

Leia o post anterior:
Como se desfazer de relacionamentos ruins

Alguns relacionamentos são incrivelmente maléficos. Com frequência, nos relacionamos por conveniência, sem identificar no outro características de personalidade necessárias para uma relação bem-sucedida – como apoio incondicional, confiança mútua, incentivo...

Fechar