Transforme o ambiente ao seu redor e entre em forma

Nos últimos sete anos eu fui de sedentário de carteirinha a maratonista. Durante esse tempo aprendi que, no que diz respeito a manter a forma, o ambiente em que você vive é tudo. 

Foram pequenos ajustes aqui e ali que garantiram uma melhora considerável no meu preparo físico. 

Observe os seguintes cenários: 

1. Pessoa “A” chega em casa após um longo dia de trabalho e só quer ficar esparramada no sofá assistindo TV e relaxando. Bate aquela fome, então ela vai até a cozinha e pega uns biscoitos (nada saudáveis) já que o cansaço é maior do que a vontade de cozinhar. Mais tarde pede uma pizza. Depois de se entupir de besteira, a pessoa “A” está muito cansada pra fazer qualquer coisa além de assistir TV. Daí vai dormir, acorda e vai pro trabalho, onde há biscoitos e outras besteirinhas à disposição. Os colegas também estão fora de forma, então não existe muita motivação pra malhar. Este ciclo vicioso se repete interminavelmente.

2. Pessoa “B” tem um tempo reservado durante o dia só pra malhar, e um colega de malhação – que motiva a ida pra academia. Todos os seus amigos estão relativamente em forma e sempre participando de vários desafios de fitness juntos. Quando se encontram, geralmente o papo é sobre saúde. Em casa, essa pessoa não tem nenhuma besteira pra comer, nenhum biscoito, e muito menos comida pronta congelada. A comida é saudável e ela cozinha com frequência. Assim, quando está cansada, só precisa esquentar a comida no fogão.

Quem você acha que tem a maior probabilidade de ficar em forma? Obviamente, aquele que tem o ambiente propício para uma vida saudável.

Moral da história, eu já fui a pessoa “A” e também a pessoa “B”. Quando era a pessoa “A”, fiquei acima do peso e nada saudável. Então mudei, me tornei a pessoa “B”, mais saudável e em forma.

Era tudo uma questão de ambiente. O bom disso tudo é que as mudanças não são difíceis de implementar, e podem ser feitas gradativamente.

Pequenas mudanças

Aqui vão algumas sugestões de como você pode mudar o seu ambiente e entrar em forma – já usei todas, por isso recomendo:

  1. Livre-se dos biscoitos e outras besteiras que tem em casa. Assim você dificulta um pouco o acesso a essas porcarias.
  2. Não compre comida congelada porque você provavelmente irá comê-la quando estiver muito cansado pra cozinhar.
  3. Ao invés disso, cozinhe grandes porções de comida saudável uma vez por semana. Mantenha-a na geladeira, pronta pra ser esquentada.
  4. Leve lanches saudáveis para o trabalho.
  5. Arrume um colega de malhação.
  6. Marque uma corrida ou uma caminhada diária com um amigo.
  7. Arrume um personal trainer.
  8. Crie competições com seus amigos pra ver quem entra em forma mais rápido, através de uma página no Facebook ou qualquer outro site.
  9. Coloque uma barra de exercício na sua porta e use-a sempre que passar por ela.
  10. Junte-se a uma equipe de esporte.
  11. Tenha sempre uma barra de cereal ou frutas por perto quando fizer atividade física.
  12. Assista menos TV.
  13. Crie um blog e compartilhe seu progresso com fotos (antes e depois).
  14. Faça uma lista de restaurantes saudáveis para quando quiser comer fora.
  15. Se dirigir, estacione bem longe do local – assim você anda mais.

Claro que nem todas essas dicas podem ser usadas por todo mundo. Esses são apenas alguns exemplos, só pra você ter uma ideia.

Transformar um ambiente não precisa ser difícil, e nem precisa ser da noite para o dia. Tente mudar alguma coisa no seu ambiente hoje, e comece já a colher os frutos de uma vida mais saudável.


foto: shesarii

Leia também

Leo Babauta...

...é o criador do blog ZenHabits.net, um dos blogs em inglês mais visitados na internet, com mais de 240.000 assinantes e ranqueado pela revista Time como um dos Top 25 Blogs por dois anos seguidos (2009 e 2010). Leia seus artigos ou saiba mais sobre o autor.

Comments

  1. Gostei! Vou tentar colocar essas mudanças em pratica.

Speak Your Mind

Leia o post anterior:
O minimalismo é saudável: como perdi 32 kg

Uma das coisas mais importantes da vida é ter saúde. Sem isso não temos nada. “Não tenho tempo de malhar. Sou muito ocupado!”. Todos nós já demos essa desculpa antes,...

Fechar