Como o minimalismo pode te ajudar a superar medos

Todos nós temos medo de alguma coisa. Alguns de nossos medos são óbvios. Tem gente que tem medo de aranha ou de avião, de altura, cachorros, palhaços ou ainda de ex-namoradas (este, pra falar a verdade, é a maior fobia do Ryan).

Outros medos são menos evidentes, menos óbvios. Tanto que nem sabemos que temos certos medos. Como o medo da perda. Perda de coisas, perda de aceitação, perda de amigos, perda de amor. Às vezes temos medo de abrir mão até do que pensamos ter.

Paralisia pelo medo

O medo nos paralisa. Ele nos impede de crescer. Impede de ajudarmos outras pessoas. O medo nos impede de viver uma vida feliz, com satisfação, realização e liberdade. Na realidade, o medo é a antítese da liberdade. Ele é, por definição, constritivo.

Geralmente nos apegamos às coisas porque temos medo de nos livrarmos delas. Nós tememos perder essas coisas das quais achamos que talvez precisemos. No entanto, não tememos apenas a perda dessas coisas, mas também a perda do que elas podem potencialmente significar num hipotético futuro distante.

Quando você diz isso em voz alta, parece ridículo. Experimente. Diga Eu tenho medo de me livrar desse [insira aqui o nome de um objeto, por exemplo um tênis] porque isso pode potencialmente causar um sério impacto no meu futuro.

Ridículo, né?

Então há uma pergunta que devemos fazer a nós mesmos quando estamos apegados a alguma coisa: Por que eu tenho medo de me livrar disso?

Do que você tem medo?

Embora tal questão possa parecer totalmente banal num primeiro momento, na verdade é uma ótima pergunta a se fazer quando nos deparamos com uma decisão difícil de tomar (ou qualquer decisão, independente da dificuldade).

Vá em frente, experimente…

  • Você não quer dizer “não” para aquela pessoa? Por que, do que você tem medo?
  • Você não quer escrever o livro que sempre sonhou em escrever? Por que, do que você tem medo?
  • Você não quer aprender a tocar aquele instrumento que sempre quis? Por que, do que você tem medo?
  • Você não quer se exercitar e se alimentar de forma saudável? Por que, do que você tem medo?
  • Você não quer largar o emprego que você odeia pra ir em busca de sua paixão? Por que, do que você tem medo?
  • Você não quer [preencha a lacuna]? Por que, do que você tem medo?

A resposta a essa pergunta é sempre uma resposta ridícula. Você tem medo das pessoas não gostarem mais de você? Delas deixarem de te amar? Ou delas tirarem sarro da sua cara?

É provável que você tenha construído esses falsos medos para impedi-lo de fazer o que você quer fazer – ou, no caso das nossas coisas físicas, para impedi-lo de se livrar de certas coisas que não têm valor real, que não possuem significado na sua vida.

E daí se alguém de fato tirar sarro de você? O que essas pessoas pensam não importa mesmo.

Faça uma escolha

Temos boas notícias, no entanto. O medo é uma escolha. Você realmente escolhe ter medo. E você pode deliberadamente escolher viver sem ele. Tudo que precisa fazer é tomar uma decisão consciente, uma decisão de não ter medo. Se algo cruza o seu caminho, você deve se perguntar, do que eu estou com medo?

Muita gente escolheu se livrar dos seus medos e seguir uma vida significativa. Mas não se baseie no nosso relato pra conseguir isso. Tente você mesmo…

  • Jogue fora sua camiseta favorita
  • Livre-se de sua TV
  • Escreva aquele livro
  • Comece a fazer aulas de yoga
  • Faça algo que você normalmente não faria
  • Viva sua vida
  • Viva uma vida melhor

Do que você tem medo?

É hora de parar de ter medo do que quer que esteja impedindo você de ser feliz, de ser livre. Afinal, você está se apegando ao medo porque tem medo de se livrar dele.


foto: Bahi P

Leia também

Os Minimalistas...

...são Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, que escrevem artigos sobre como ter uma vida mais completa e feliz possuindo menos coisas. Em 2010, criaram o site TheMinimalists.com, que hoje já conta com mais de 100.000 seguidores. Leia seus artigos ou saiba mais sobre o autor.

Speak Your Mind

Leia o post anterior:
O que é Renda Passiva?

Quero iniciar esta série sobre renda passiva esclarecendo o significado do termo renda passiva. Eu prefiro definir renda passiva em termos gerais, como uma receita que você obtém mesmo que...

Fechar